Prospectar novos clientes é muito importante para o constante crescimento e evolução da sua empresa. Porém, a retenção de clientes antigos pode ser tão importante quanto. Por quê? Além de ser consumidora regular do seu produto, essa pessoa acaba sendo também divulgadora da sua marca. Para te ajudar, preparamos uma lista com 4 dicas para ter uma maior retenção de clientes. Vamos conferir?
O atendimento ao cliente é uma ferramenta importante para a retenção. Após uma venda ou a prestação de um serviço, falhas ou erros podem acontecer, mas a qualidade do atendimento e a facilidade de contato, aliados com a resolução do problema de forma rápida e eficaz, determina se o cliente irá retornar à sua empresa ou não.
Por isso, alinhe bem as estratégias com os profissionais responsáveis pelo atendimento e explique o seu objetivo para que eles entendam que essa retenção deve ser uma das prioridades na empresa. Isso vale tanto para o atendimento on-line, por meio de perfis em redes sociais, ou via outras formas de contato.
As razões que um cliente tem para deixar o seu negócio e optar pela concorrência podem ser as mais variadas. Se você estiver estudando a concorrência, e o mercado em geral, você poderá analisar quais benefícios que as outras empresas podem estar fornecendo, as inovações e as tecnologias que a sua não está. Assim, é possível evitar a perda de seus clientes por tais motivo.
Um diferencial importante para a retenção do cliente é que ele se sinta importante e ouvido por sua empresa. Inclusive, esse é um fator tão importante que as companhias de grande porte estão cada vez mais se esforçando para passar essa imagem amigável ao consumidor, já notou?
Conheça seu cliente, ouça o que ele tem a dizer, as opiniões e reclamações. Considere as críticas construtivas para reter outros clientes que possam estar passando pelo mesmo problema em relação ao seu negócio. Além disso, invista em canais de atendimento e de solução para os problemas.
Comunicação é a palavra-chave! Se o cliente sentir que não tem acesso à sua empresa, e que está sozinho em caso de problema, ele vai procurar na concorrência o que for mais vantajoso para ele.
O marketing é muito utilizado para a prospecção de novos clientes e divulgação da marca, mas essa estratégia também é uma grande aliada na retenção dos clientes. O chamado marketing positivo demonstra, por meio de ações, quais os ideais e valores da empresa. Quando o cliente se identifica com isso, dificilmente ele procura uma alternativa.
Hoje em dia, essa estratégia de retenção de clientes vem sendo muito valorizada nas empresas, grandes e pequenas. Com o mercado tão concorrido, a prospecção de clientes fica cada vez mais difícil, o que fez as empresas valorizarem os clientes que já possuem.
Estar presente também é extremamente importante. Redes sociais podem te ajudar na divulgação da sua marca, mas a retenção de clientes necessita mais do que isso. Lembre que essas plataformas, assim como agências digitais, não retêm por si só. É essencial que sua presença on-line ofereça algo de útil para as pessoas, como conteúdos relevantes.
Caso precise de ajuda, entre em contato conosco. Estamos à disposição para te auxiliar.