No dia a dia, você usa o WhatsApp para falar com empresas ao precisar de determinados produtos ou serviços? E quantas vezes por dia você confere se tem novas notificações dessa plataforma? Se você age assim, como consumidor, os seus clientes também podem estar fazendo o mesmo e muitas empresas já se deram conta disso.
O próprio Facebook, que adquiriu o WhatsApp em 2014, divulgou aqui que as pessoas trocam cerca de 42 bilhões de mensagens diariamente em mais de 1 bilhão de grupos presentes na plataforma digital. O relatório também apontou que a plataforma tem mais de 100 milhões de usuários só no Brasil. Portanto, não dá para ficar para trás diante de tanto potencial a ser explorado, não é mesmo?
Esse crescimento do uso da plataforma de interação virtual tem sido cada vez maior e quem não está recorrendo a ela para se comunicar com consumidores deve estar perdendo oportunidades de ouro para ganhar dinheiro.
Além de permitir a divulgação de ofertas, proporcionando um aumento nas vendas, o WhatsApp é vantajoso porque possibilita um estreitamento dos laços entre organizações e seus clientes. Outro benefício da plataforma é poder automatizar o atendimento aos seus clientes/consumidores.
Porém, não basta apenas criar um grupo e esperar que as coisas aconteçam naturalmente. É fundamental saber como utilizar essa plataforma em sua rotina, atendendo às necessidades do seu público-alvo. Pensando nisso, preparamos uma lista que vai facilitar bastante o seu dia a dia, melhorando a chance de obter resultados satisfatórios.
O passo inicial é bem simples: instalar o WhatsApp Business, versão destinada a empresas (pequenas, médias e grandes). Ao fazer isso, você terá condições de aproveitar as inúmeras funcionalidades desta versão. É possível, por exemplo, verificar métricas, o que é muito importante para a precisão e a eficácia de estratégias de comunicação.
Além de usar os dados para saber informações que afetam suas ações, incluindo quais mensagens os usuários leram, esta versão possibilita o envio de mensagens automáticas e a organização dos clientes com base na etapa de compra em que cada um se encontra.
Uma recomendação bem básica é criar listas de transmissão. Com essa simples medida, é possível enviar uma única mensagem para até 256 contatos. Assim, é muito mais fácil captar a atenção de quem você deseja. Mas é claro que você deve utilizar o recurso com parcimônia e não se esqueça de que, mais do que simplesmente transmitir novas mensagens, é imprescindível que elas tenham conteúdos que agreguem valor às pessoas.
Como acabamos de mencionar, os conteúdos divulgados pelo WhatsApp precisam ser mais do que apenas a divulgação pura e simples de produtos e serviços. Se você investir em uma empresa que gere marketing de conteúdo de qualidade, o engajamento que seu negócio vai conseguir pode ser muito mais expressivo. Isso também é capaz de melhorar a avaliação em relação à sua companhia, pois as pessoas tendem a confiar mais em organizações que proporcionam conteúdos relevantes e com informações corretas.
Os materiais podem ser enviadas por meio de fotos, vídeos curtos, infográficos e outras mídias. Quanto mais criativa for a mensagem e a forma de divulgação, maior será o envolvimento dos usuários alcançados. Dependendo do seu foco, é possível linkar a mensagem via WhatsApp para seu site ou blog, onde as pessoas podem saber mais detalhes ou até ter informações com um aprofundamento maior.
Outra recomendação relacionada ao conteúdo é lembrar que todas as mensagens devem considerar a linguagem do seu público. Não adianta nada criar um material incrível se ele está inadequado para quem vai absorver as informações. Caso o seu público seja mais informal, por exemplo, é importante adaptar o que será divulgado para falar com ele de modo mais descolado (mas sem forçar a barra, claro).
O cuidado com a frequência das mensagens é fundamental, pois ao mesmo tempo que você não vai querer deixar de aproveitar a chance de interagir com os clientes em potencial, também não deve intoxica-los com informações demais. Para saber qual é a regularidade certa para cada caso, o ideal é ter o auxílio de uma empresa especializada, capaz de produzir seus conteúdos e divulgá-los na hora certa.
E mesmo que você contrate especialistas em conteúdos de redes sociais, não se esqueça de dedicar parte do seu tempo para isso. Assim como qualquer outra forma de vendas, a divulgação por WhatsApp também requer muito planejamento e você deve estar em sintonia com a empresa escolhida para te ajudar.
Da mesma maneira que uma campanha feita em outro meio, suas ações via WhatsApp precisam ser planejadas com o máximo de detalhes possível. Caso contrário, suas estratégias podem virar uma bagunça e o público certamente vai acabar notando. Se isso acontecer, as compras não vão atingir o resultado esperado e você terá desperdiçado tempo e até dinheiro.
Por fim, tenha em mente que, mais do que pensar em vendas, suas estratégias devem considerar o seguinte: você está realmente cultivando relacionamentos a partir de determinada ação pelo WhatsApp? Vender seus produtos e serviços é uma consequência do contato com seu público, que tende a entrar em contato para tirar dúvidas, pedir dicas e conversar sobre assuntos ligados ao que sua empresa oferece. Por isso, trate cada cliente/consumidor como alguém que pode continuar comprando seus produtos e serviços após uma primeira aquisição.