A mercado atual nos diz o seguinte: não é mais suficiente vender um produto/serviço interessante. A regra é envolver o consumidor. É usar estratégias e ferramentas para estar no cotidiano do cliente. Parece um desafio, não? Certamente ele é grande, mas os conteúdos interativos têm conseguido vencer em nome da conversão.
Neste cenário de rápidas mudanças, sai na frente o empreendedor que descobre o caminho certo para estimular pessoas em seu grupo de interesse. Se antes as pessoas se atraíam por imagem e qualidade, agora elas querem saber quem é “a empresa” e o que tem a dizer.
CONTEÚDO INTERATIVO | diferente do conteúdo passivo, ele leva o consumidor a realizar uma ação prática, ligada à sua rotina diária, a vontades, desejos, etc.
O consumidor 4.0 – que é o que inicia essa nova década – não é mais aquele que quer apenas se sentir parte de um todo. Ele quer mesmo alcançá-lo por meio da tecnologia, disponível na palma da mão, em seu smartphone. Ele quer ainda encontrar conexões de pensamento com marcas. Quer ser completamente ativo na experiência de compras. Não quer ser mais um, pois aprecia demais ser chamado pelo nome, do e-mail marketing ao chatbot.
Esse consumidor que ficou apaixonado e se converteu em leads em vários fluxos de inbound marketing por aí, durante muito tempo, apenas foi soterrado por informações. Agora ele deseja fazer parte do conteúdo, mexer com alguma coisa que crie um laço mais que interativo com a marca, um laço prático.
O grande desafio na dinâmica do marketing digital é, sem dúvida, o tempo. Enquanto o número de pessoas utilizando mídias sociais só aumenta, na contramão, o tempo das empresas para influenciar as decisões de procura/compra/pesquisa dos consumidores diminui.
Queremos dizer com isso que, se antes a estratégia infalível do marketing era agradar, entregar mais e com exclusividade, as coisas caminham para um consumidor que é parte integrante – de forma direta ou indireta – dos posicionamentos, comunicação e escolhas. Tudo isso está acontecendo por meio da interação.
Alguns conteúdos interativos podem ser direcionados para a descoberta do desejo do cliente. Podem revelar suas vontades mais latentes. Veja, se você faz a gestão de uma agência de viagens e quer oferecer a seus clientes roteiros mais assertivos, por que não produzir um quiz sobre “destinos inesquecíveis” e deixar seu cliente te dizer o que quer e como quer?
Uma pesquisa feita pela Demand Metric apontou que conteúdos interativos como aplicativos, avaliações, calculadoras, planilhas e testes geram conversões moderadas ou muito boas 70% das vezes. Isso comparado ao conteúdo passivo.
Diferentemente do que acontece com o conteúdo passivo, que tende a ser deixado de lado, o conteúdo interativo inspira o compartilhamento. Pense com a gente, quem não gosta de compartilhar com os amigos um resultado bem-sucedido em um teste sobre gastronomia japonesa em tempos de MasterChef?
O empreendedor que usa esses conteúdos para estar tão próximo ao consumidor como um feirante está em uma feira, não apenas acerta mais na comunicação de sua empresa, serviço e produto, mas também vende mais. Por fim, os conteúdos interativos têm a capacidade de gerar autoconvencimento. E tudo o que um bom vendedor precisa é de alguém que sabe o quer e está querendo saber mais.
Você já usa conteúdos interativos para estreitar sua relação com seus atuais e futuros clientes? Não? Que tal bater um papo conosco e descobrir as possibilidades de se alinhar a consumidor 4.0? Vamos lá, clique aqui.