Qual a melhor rede social para seu negócio estar presente? Você já deve ter se perguntado isso alguma vez, não é mesmo? A resposta a essa pergunta é simples: você deve estar onde as pessoas com quem você quer falar estão. E não apenas isso. A melhor rede social para seu negócio estar é também aquela onde você exerce a capacidade de produzir conteúdo/informação relevante e em linguagem adequada.
Se você vende produtos ou serviços online, já não deve ter qualquer dúvida de que precisa estar atuante e conectado para melhorar as interações e a busca por suas soluções. Este artigo tem a intenção de potencializar suas ideias de ações nesses espaços. Caso você venha de negócios mais tradicionais e com pouca mobilidade aparente para o atendimento ou venda online, esta é uma ótima oportunidade para se inspirar.
De acordo com o relatório Digital in 2019, produzido pelo site We Are Social, 45% da população mundial é usuária de algum tipo de mídia social, o que representa um volume de 3,5 bilhões de pessoas trocando informações, dicas, recomendações, conselhos e muito mais, todos os dias e sobre todas as coisas. Esse relatório aponta também que que, no ano passado, o tempo médio dos usuários online durante o dia ultrapassou 6 horas. Isso quer dizer clientes em potencial 6 horas por dia a seu alcance. No Brasil, os usuários passam uma média de 3h34 online.
Números tão impressionantes levaram empresas a entender a necessidade de sua presença digital, não só vendendo no meio virtual, mas também compartilhando filosofias e histórias de sucesso e superação. Essa atitude rendeu um crescimento gigantesco do m-commerce – termo para designar toda a transação comercial de bens e serviços feita através de dispositivos móveis.
Quem não vendia pelo WhatsApp aprendeu a vender. Quem ainda não tinha loja online no Instagram abriu as portas digitais para as transações sem qualquer contato entre pessoas e se multiplicaram sob a ótica da facilidade e comodidade do online.
As redes sociais têm um único propósito: conectar pessoas em uma grande rede de compartilhamento de informações de todos os tipos. Empreendedores que encontram formas de engajar seus potenciais consumidores, que os mantém por perto, indubitavelmente alcançam maior sucesso. Estas são redes sociais mais utilizadas por usuários brasileiros e seus números:
Antes de identificar as redes sociais que seu negócio necessita, deve ou poderia estar presente, é fundamental lembrar que se trata de espaços para ouvir e contar histórias. E as histórias das empresas nada mais são do que histórias de pessoas. Tendo isso em mente, busque determinar sua escolha respondendo aos seguintes questionamentos:
Há ainda uma pergunta fundamental que precisa ser feita: como vou operacionalizar minha presença digital, mantendo frequência e planejamento? Ponderando a respeito dessas questões, é possível encontrar o caminho perfeito para seu negócio. Sabendo, claro, que você ainda pode contar com o auxílio de um profissional de Marketing Digital para alcançar seus objetivos.