Status: online. Essa definição tem incutido, cada vez mais, nas pessoas um sentimento de urgência. Urgência por uma resposta, seja ela sobre qualquer coisa. A resposta precisa vir e é bom que venha. A quem vende online, é imprescindível compreender que responder as questões dos consumidores não é apenas um dos processos da venda. Em tempos de usuários de redes sociais, a resposta é uma das chaves do sucesso.
Talvez não esteja escrito em lugar nenhum, porém, ao marcar território nas redes sociais, uma empresa toma para si, tacitamente, a responsabilidade de atender às demandas que surgirão por aquele canal. Por isso, hoje a gente vai conversar sobre como sua empresa deve sentir essa responsabilidade de responder e como agir. Acompanhe.
Avalie conosco que agora vivemos um fenômeno semelhante ao que o mundo atravessou com o renascimento comercial na Idade Média, que estava intrinsecamente associado ao desenvolvimento urbano. Como aconteceu naquela época, as pessoas ficaram mais “próximas”, ligadas por rotas comerciais. As cidades começaram a se interligar, lugares de interação foram pensados – as feiras – e assim os interesses e as necessidades foram se encontrando. Os consumidores foram encontrando o consumo.
Presenciamos – em ampla ótica – mudanças análogas ao renascimento urbano. As cidades de agora crescem mais para dentro, em redes de interesse. As pessoas não estão a cada dia mais próximas? A um clique, som, imagem e outros montantes de informação, atravessam distâncias que os mais avançados meios de transportes levam horas.
Diante disso, cabe perguntar: não é urgente fazer o hábito de responder ao seu cliente uma prioridade? Sabemos que você está silenciosamente concordando.
As feiras digitais estão armadas. Rotas do mundo inteiro se cruzam nelas. Há uma que reúne 2,2 bilhões de usuários, ou potenciais consumidores (você escolhe como quer encarar essa maravilha). E mais, eles estão divididos por “setores” relacionados por interesses, hábitos. Tudo o que eles fazem nessa “grande feira” – ou Facebook – fica registrado, e robôs – isso mesmo –, os novos comerciantes, trabalham para vender os produtos e serviços.
Os robôs, guiados por cálculos matemáticos, encontram o consumidor que você quer. Quer vender um carro? Esses robôs sabem quem esteve nessa rede e nas outras semelhantes dando uma olhadinha em itens relacionados. Isso acontece lá e outras redes gigantes como Instagram e WhatsApp. Aliás, as três redes estão conectadas e os robôs compartilham informações de comportamento aplicável ao consumo.
Se você está fora das redes sociais onde as pessoas com que você quer falar estão, organize-se e pegue a rota comercial mais rápida num clique (também). Estabelecer canais digitais amplos e prontos para interagir com o maior número de pessoas possível é vital para subsistência de qualquer empresa.
Pode ser que você precise contratar profissionais de Marketing Digital. Outra alternativa seria contratar uma agência de Marketing Digital, que já domina as técnicas e os conhecimentos para produzir o material adequado ao padrão comercial de cada “feira”. Assim como elas são distintas, seus frequentadores são tão distintos quanto. É preciso encontrá-los e cativá-los e é preciso responder da maneira correta em cada um dos canais, na velocidade que cada um exige. Logo, não há um só tipo de chave para o sucesso nesse campo é sábio ter um molho delas.
E responder não significa somente atender a um questionamento. Isso é o básico. Um cliente que chega a uma loja e não é atendido tem todo o direito de ir embora e NUNCA MAIS VOLTAR. Na esfera digital é pior. Ele pode não mais voltar e ainda levar um monte consigo. Inclusive, os que nem chegaram ainda.
A resposta é, além de tudo, uma apaziguadora das urgências variadas, uma inspiração para bons feedbacks e recomendações verdadeiras. A resposta é o maior ato de personalização e inspiração para o seu consumidor. A tão falada experiência de compra pode ser transformar – nas redes – a pior experiência de compra desde a criação do comércio. Acredite, isso ocorre em segundos, em um clique. Tudo repousa sobre a resposta e isso, apenas isso, faz dela uma das chaves para o sucesso.
E por aí, como andam as respostas aos seus amigos consumidores? E a estimulação de perguntas, existe? Se você quer saber como fortalecer o relacionamento de sua empresa com seus clientes no meio digital, converse conosco e descubra nossas soluções.