Você está se preocupando com a fidelização de seus clientes durante a crise? Em meio ao turbilhão que tem sido a pandemia da Covid-19, é natural focar em estratégias e ações mais emergenciais. Porém, é um erro deixar de lado esse aspecto do negócio, já que estamos falando de uma prática indispensável para manter suas vendas a médio e longo prazo.
Quando um cliente é fiel ao seu empreendimento, ele faz mais do que ajudar a receita do negócio aumentar. Esse tipo de cliente contribui com o marketing impulsionado pelo boca a boca, o que é cada vez mais crucial em tempos de redes sociais. Mais do que isso, a fidelização ainda ajuda a garantir uma boa imagem à empresa, a partir das recomendações públicas feitas virtualmente por quem está sempre apoiando seu empreendimento.
Para garantir que seus clientes continuem leais, uma ótima opção é recorrer ao marketing de relacionamento, conceito que contempla não só sua interação com quem adquire seus serviços/produtos. Esse tipo de marketing também está ligado às consequências proporcionadas pela comunicação com seus clientes, influenciando vários fatores, como o fortalecimento da sua marca e uma performance comercial mais satisfatória. Por isso, a forma como sua companhia dialoga com as pessoas e oferece experiências únicas faz toda a diferença, já que seus diferenciais são reforçados ao público-alvo dessa forma.
O marketing de relacionamento engloba estratégias de marketing digital, e-mail marketing e de marketing de conteúdo. Por meio de ações bem planejadas, é possível levar os clientes a identificarem melhor suas necessidades e a optarem por sua empresa.
Além disso, programas de fidelização que oferecem assistência e acompanhamento aos clientes são um modo de você compreender e até antecipar as necessidades das pessoas, atuando preventivamente e proporcionando resoluções para demandas ainda nem identificadas pelos clientes.
Nossa primeira dica é deixar claro para o seu cliente quais são as formas de interação para garantir a solução de problemas, inclusive imprevistos. A padronização desse atendimento é essencial para assegurar uma satisfação maior. Se o atendimento for personalizado, melhor ainda. É claro que empresas menores encontram mais facilidade para fazerem isso, mas basta sistematizar os processos para que companhias maiores também tenham condições de garantir essa personalização, que ajuda na valorização do negócio. Planilhas bastante detalhadas com as informações relevantes dos clientes ou um sistema de Customer Relationship Management (CRM) são ótimas opções para isso.
Além de conhecer seus clientes, a fim de ser capaz de oferecer serviços customizados a partir de suas demandas, é fundamental ter um padrão de monitoramento de feedbacks. Ao saber o que as pessoas estão falando sobre a marca, é mais fácil identificar possíveis falhas e repensar estratégias para ter resultados mais eficazes.
A fidelização é afetada diretamente pela confiança em seu empreendimento. Para que isso aconteça, as pessoas precisam se sentir seguras e acolhidas. Portanto, sempre coloque-se no lugar de cada cliente durante cada interação, de modo a facilitar a vida deles quando buscam seus serviços.
Uma maneira eficaz de fidelizar seus clientes é por meio de um sistema de recompensa. É possível, por exemplo, fazer ações promocionais que beneficiem as pessoas que mais pontuarem, podendo trocar os pontos por descontos. Isso ajuda a estreitar os laços entre seu empreendimento e os clientes, que passam a preferir sua empresa e a divulgam organicamente.
Com o marketing de relacionamento, sua empresa tem mais chances de manter uma base fiel de clientes, garantindo a sobrevivência do seu negócio neste momento de crise e tendo melhores condições para crescer. Para saber mais sobre estratégias que podem ajudar seu empreendimento a se destacar no mercado, fale conosco.